26 de junho de 2008

FINANÇAS PESSOAIS - DICAS PRÁTICAS

GASTAR MENOS

Você já ouviu frases do tipo: "devo, não nego, pago quando puder" ou “quem não tem dívidas não tem nada” ou ainda "dinheiro na mão é vendaval". Isto são sofismas, mentiras que parecem verdades, que servem apenas para reforçar o ato de gastar mais e mais e mais.
A bíblia diz que o povo sofre por que lhe falta o conhecimento. Talvez por uma herança cultural, nós, os brasileiros não fomos ensinados a lidar com o dinheiro, não nos preocupamos em administrar bem e acabamos por perder o controle
E como encontrar o equilíbrio financeiro? O primeiro passo, parece óbvio, é gastar menos do que se ganha.
Isto só é possível com bom senso e disciplina. As tentações de comprar sem ter dinheiro estão em toda parte. Fuja! Se possível adie a compra, junte o dinheiro e compre à vista. Quem paga à vista, impõe as regras. Quem paga a prazo aceita-as. Aquela televisão velhinha trincada ainda está funcionando, porque trocar agora? (esta é a TV lá de casa – tem mais de 10 anos).
Uma dica importante é a elaboração de uma planilha de receita e despesas. Use o excel ou mesmo o seu caderno de anotações. Registre todos os seus pequenos gastos como chocolate, cafezinho, pastel, ponha tudo na ponta do lápis, isso vai ajudar a identificar e conter os gastos não essenciais.
Está comprovado que na maioria das vezes os orçamentos explodem por causa daqueles pequenos valores que muitas vezes são desprezados, mas que fazem uma grande diferença no final do mês. Se necessário, estabeleça uma verba mensal para pequenos gastos, e limite-se a gastar apenas o estabelecido.
Até os gastos com alimentação e produtos essenciais podem ser otimizados, substituindo marcas muito caras por equivalentes mais em conta.

Pense na possibilidade de evitar pedir pizza todo fim de semana, comer fora, etc.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário