5 de janeiro de 2011

PRINCIPAIS DÚVIDAS

Quem teve um filho prematuro conhece a realidade de uma UTI (CTI) Neonatal, as apreensões, os altos e baixos, etc. Porém, a maioria das pessoas tem muitas dúvidas a respeito.

Não sabemos tudo, mas tentaremos responder às principais perguntas que tem sido feitas a respeito da pequena Isabel, internada desde que nasceu em 16/12/2010 após 24 semanas e 5 dias de gestação.

JÁ GANHOU PESO?
Ainda não. Os bebês quando nascem geralmente perdem um pouco de peso nos primeiros dias, principalmente quando se trata de prematuro e ainda há alguma complicação a ser vencida.

JÁ ESTÁ MAMANDO?
Não. Conforme o grau de prematuridade e/ou da condição clínica do bebê o leite vai sendo liberado aos poucos. A Isabel está tomando gotinhas de colostro (o primeiro leite) para estimular. Nesta fase ela nem saberia mamar. Carla não vê a hora de poder amamentar.

COMO FUNCIONAM AS VISITAS?
Só os pais têm autorização. A visita é liberada 24 horas por dia.

VOCÊS PODEM TOCÁ-LA?
Sim. Devemos. Porém é recomendado o máximo de cuidado para evitar contaminação. Há todo um ritual, lavar as mãos, passar álcool, usar avental, e dependendo do caso, máscara, luva, etc. Só não a pegamos no colo ainda. A manipulação está sendo a mínima possível devido à condição dela.

TEM PREVISÃO DE ALTA?
Ainda é muito cedo para saber. Talvez daqui a uns 60 dias ou mais.

COMO ELA ESTÁ?
Melhorando muito. Cada dia tem sido um avanço. Hoje, foram tirados os anticonvulsionantes que ela estava tomando. O próximo passo agora é preparar o sistema digestivo para que ela possa se alimentar direito. Com o leite da mamãe!

Abraços
Neto e Carla
...

3 comentários:

  1. Neto e Carla,
    Que bom saber q a Isabel está reagindo bem... cada dia é uma vitória! Sei exatamente o quanto é importante um dia após o outro! Que Deus na sua infinita bondade continue iluminando a vida dessa pequena guerreira!
    Muita força pra vcs... Isabel vai precisar muito do amor dos papais!!!
    Que Deus os abençõe...
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Neto e Carla; me atualizei hj e não havia tomado conhecimento de tudo que houve. Realmente somente em Deus devemos confiar e é ele quem está no comando e dando muita força a pequena Isabel. Estou daqui em oração pedindo pela saúde dela.
    Um grande abraço e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  3. Olá Neto e Carla!...

    Estou perplexo, e, sem palavras pelo ocorrido.

    Me sinto um pouco culpado dos fatos, por não ter tido como vir antes até o BLOG de vocês, tão logo postaram no meu BLOG; para orientá-los de uma forma bem próxima qto aos riscos desse tipo de gestação, e, os cuidados (tim tim por tim tim) a serem tomados pela complexidade que é, onde, muitas clínicas evitam até de comentar.

    Vi que pela felicidade de vocês, estavam muito atentos a tudo, e, não tiveram culpa de nada; pois, DEUS sabe o que faz (quis assim).

    Gostaria de ter o e-mail de vocês, mas, não localizei no perfil do seu BLOG.

    Por favor, entre no meu BLOG, que, no meu perfil está exposto o meu e-mail; clique sobre o mesmo, e, me escreva, pois, gostaria de ter o contato de vocês, afinal, somos irmãos na FÉ do mesmo JESUS CRISTO.

    DEUS conforte os vossos corações; estaremos intercedendo pela ISABEL.

    Um forte abraço...

    ...na PAZ DO SENHOR!...

    ResponderExcluir